sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Ecologia anticapitalista



A Editora Insular, de Florianópolis , lançou o livro de Gilberto Felisberto Vasconcellos, “Sol Oswald”, tratando do Oswald de Andrade marxista, aquele que colocou o sol no centro da luta de classes. O trabalho, que levou 40 anos sendo lapidado, aponta para uma ecologia anticapitalista, proposta por Oswald, que foi capaz de ver os trópicos com olhos descolonizados. O livro do Giba é fundamental para pensar esses tempos nos quais o combustível fóssil é cada vez mais a expressão da morte e da destruição. O sol, a biomassa, a energia produzida pelos trópicos, tudo junto e misturado, constituindo um caminho socialista para o desenvolvimento. Gilberto fala sobre o livro. 

Imagens e edição: Guilherme Gravina

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

O triunfo do valor de troca na política


Eu olho pra Argentina e vejo a perversidade. É a culminância do neoliberalismo. O Milei é o Adolfo Hitler portenho. O que levou essa criatura a ser eleita? Essa é a questão... A seguir tudo como está teremos a vitória da direita no Brasil. O cabaré político segue a todo vapor... Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, na Rádio Comunitária Campeche. (09.08.2025)

CLIQUE AQUI PARA OUVIR 


terça-feira, 12 de agosto de 2025

É verdade porque é absurdo

 


Hoje vou falar sobre a Grécia e a tese de Marx sobre Epicuro e Demócrito, os filósofos da natureza. Mudança e necessidade. A materialidade da vida. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, na Rádio Comunitária Campeche. (02.08.2025) 

CIQUE AQUI PARA OUVIR 

A ameaça é o Donaldo


Das diretas até Bolsonaro nada mudou. Tanta coisa rolou e não rolou nada. A novidade agora é o hitlerzinho na presidência dos Estados Unidos, o Donaldo. Lula vai ter de segurar a peteca porque não é fácil enfrentar o império. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, da Rádio Comunitária Campeche (29.07.2025).

CLIQUE AQUI PARA OUVIR 

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

O petróleo é contra o sol e contra a minhoca



O capiroto pop, Trump, quer ver o Pepe Escobar com a cabeça cortada. Porque ele é um jornalista que fala bem dos BRICs. E, no Rio de Janeiro, Pepe praticamente defendeu a biomassa, ao dizer que é preciso sair fora da órbita do petróleo. Ou seja, é o solcialismo. O sol na luta de classes. Não quero ir para o tombo antes de ver a morte do capitalismo. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, na Rádio Comunitária Campeche. (19.07.2025)

CLIQUE AQUI PARA OUVIR