As coincidências da história. Existe o acaso e a necessidade. Vejam, Bolsonaro julgado e ao mesmo tempo Milei decai na Argentina. Será o epitáfio da extrema direita psicótica? Há uma trama psicológica e política nestes casos. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no programa Campo de Peixe, da rádio comunitária Campeche. (13.09.2025)
sexta-feira, 19 de setembro de 2025
sábado, 6 de setembro de 2025
O que trava a Pátria Grande
Que sei eu o que é o paraíso. É um vento. Povo me pergunta porque estou invocado com a Argentina? Porque acredito que ela, junto com o Brasil, poderia mudar o mundo, ou o nosso mundo... Basta a gente ler os principais teóricos destes dois países. E se os dois países estiverem na mesma vibração de direita isso também interfere na vida da gente. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, da Rádio Comunitária Campeche. (06.09.2025)
A trampa do Trump
O tarifaço do Trump aumenta o antimperialismo no mundo. Essa era uma palavra que tinha até desaparecido e agora volta a ser pronunciada. O povo sabe que o Trump quer que o mundo se dane e isso faz com que cresça o rechaço contra os Estados Unidos. Vai rolar um baile funk kamikasi antimperialista. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, na Rádio Comunitária Campeche. (30.08.2025)
A luta de classes passa pelo som
Se eu não fosse professor não quisesse dirigir uma campanha eleitoral. Já mostrei que a forma de propaganda é política e é de direita, o que acaba devorando a mensagem de esquerda. Um exemplo foi a campanha do Brizola em 1989. Um desastre, com o som baseado na sonoridade da Xuxa. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, da Rádio Comunitária Campeche. (23.08.2025).
sexta-feira, 15 de agosto de 2025
Ecologia anticapitalista
A Editora Insular, de Florianópolis , lançou o livro de Gilberto Felisberto Vasconcellos, “Sol Oswald”, tratando do Oswald de Andrade marxista, aquele que colocou o sol no centro da luta de classes. O trabalho, que levou 40 anos sendo lapidado, aponta para uma ecologia anticapitalista, proposta por Oswald, que foi capaz de ver os trópicos com olhos descolonizados. O livro do Giba é fundamental para pensar esses tempos nos quais o combustível fóssil é cada vez mais a expressão da morte e da destruição. O sol, a biomassa, a energia produzida pelos trópicos, tudo junto e misturado, constituindo um caminho socialista para o desenvolvimento. Gilberto fala sobre o livro.
Imagens e edição: Guilherme Gravina
quinta-feira, 14 de agosto de 2025
O triunfo do valor de troca na política
terça-feira, 12 de agosto de 2025
É verdade porque é absurdo
Hoje vou falar sobre a Grécia e a tese de Marx sobre Epicuro e Demócrito, os filósofos da natureza. Mudança e necessidade. A materialidade da vida. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, na Rádio Comunitária Campeche. (02.08.2025)
A ameaça é o Donaldo
segunda-feira, 4 de agosto de 2025
O petróleo é contra o sol e contra a minhoca
O capiroto pop, Trump, quer ver o Pepe Escobar com a cabeça cortada. Porque ele é um jornalista que fala bem dos BRICs. E, no Rio de Janeiro, Pepe praticamente defendeu a biomassa, ao dizer que é preciso sair fora da órbita do petróleo. Ou seja, é o solcialismo. O sol na luta de classes. Não quero ir para o tombo antes de ver a morte do capitalismo. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, na Rádio Comunitária Campeche. (19.07.2025)
quinta-feira, 24 de julho de 2025
Alienação acústica
Falar, ouvir, ouvir e falar. Sem isso não há política. Por isso venho elaborando uma teoria sobre o modo de produção acústico, coisa que venho exercitando aqui no programa. Vivemos imersos em alienação acústica, determinados pelo ouvido. Um tema que será muito estudado no futuro. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe da Rádio Comunitária Campeche. (12.07.2025)