domingo, 15 de fevereiro de 2026

Conhecimento Acústico



Estou aposentado, mas tenho saudade de dar aula. Vou fazer isso por aqui. Falo de Frederico Jameson, Merleau Ponty, Sartre, Franz Fanon, Camilo Castelo Branco. Vislumbres de conceitos, literatura, política. Conhecimento em conta-gotas no modo de produção acústica. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, da Rádio Comunitária Campeche. (14.02.2026)

PARA OUVIR, CLIQUE AQUI

Por que somos pobres?

 

Fogo na Patagônia

A miséria é concentrada. A cor da mais-valia. A mais-valia da cor divide o mundo. Mameluca Santa Catarina. E as pessoas dizem: parem de falar de política. Como? Somos um país rico, mas, por que somos pobres? O país é rico, nós somos pobres e o   imperialismo está de olho na nossa energia. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, da Rádio Comunitária Campeche (07.02.2026)


PARA OUVIR, CLIQUE AQUI

sábado, 7 de fevereiro de 2026

Nikolas Ferreira é baixinho



A extrema-direita da América Latina é cada vez mais popular. Ela cresce. E sua bandeira é pedir ajuda a Trump para resolver os problemas. Aqui no Brasil temos uma figura assim. É o tal de Nikolas Ferreira que quer ser candidato a presidente da República. E como combater essa extrema-direita. Tenho uma ideia sobre isso... Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, da Rádio Comunitária Campeche. (31.01.2026). 

CLIQUE AQUI PARA OUVIR 

domingo, 1 de fevereiro de 2026

Imperialismo é dólar mais petróleo



O dólar só vale porque compra petróleo. O diz dólar respeito ao poder militar. Tem que ter tanque na cabeça do árabe, tem que ter drone, bala. A guerra tem a ver com o dólar e o petróleo. O Donald é a expressão do Petrodólar neste mundo. Trotsky já antecipou uma fanfarronada do Trump. Os trópicos poderiam salvar o mundo do petróleo. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe da rádio comunitária Campeche. (23.01.2026)

PRA OUVIR, CLIQUE AQUI

domingo, 11 de janeiro de 2026

Venezuela também tem biomassa



Para pensar sobre o sequestro da maturidade por Trump, vem-me a frase de Álvaro Vieira Pinto: Os homens, não as armas, fazem as guerras. É que por trás da arma tem uma relação social. A opinião pública está "mitificando" a proeza estadunidense, passando a ideia de que o imperialismo é invencível. Não dá para fazer esse jogo. O petróleo hoje move o mundo, mas há outras matrizes energéticas no alvo dos EUA. A Venezuela também é rica em biomassa. Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no Programa Campo de Peixe, da Rádio Comunitária Campeche. (10.01.2026)

PRA OUVIR, CLIQUE AQUI

domingo, 4 de janeiro de 2026

Guilherme Gravina desvenda Bautista Vidal


Um trabalho pioneiro. É que se pode dizer o texto final da tese Guilherme Gravina sobre o grande cientista Bautista Vidal. Esse é o primeiro trabalho na área da História a tratar do criador do Pró Álcool, abrindo assim novos caminhos para os historiadores. Conforme Guilherme, há que, com Bautista, pensar o espaço tropical e o capitalismo fóssil. Desvelar o sol na luta de classes, apontado para um proletariado solar. Esse é um texto que vai dar o que falar. Viva Bautista! Viva Gravina! Comentário de Gilberto Felisberto Vasconcellos no programa Campo de Peixe, Rádio Comunitária Campeche. (27.12.2025).   

CLIQUE AQUI PARA OUVIR