quinta-feira, 27 de junho de 2019

A Jangada do Sul



O livro "A Jangada do Sul" foi editado pela Casa Amarela em 2005 e fala sobre os três políticos gaúchos que mudaram a face do país.  Nesse trabalho, Gilberto Felisberto Vasconcelos defende a ideia de que a descolonização política a favor da soberania nacional começa com a revolução de 1930, com Getúlio, e é interrompida em 1964 com o golpe cívico/militar. O título faz referência aos três políticos gaúchos que deram concretude a essa descolonização: Getúlio, Jango e Brizola.

"A Jangada do Sul foi perseguida por um destino trágico na história do Brasil, sendo derrotada três vezes num lapso de tempo de mais ou menos uns dez anos: em 1945, com a deposição de Vargas pelos EUA; em 1954, pelo suicídio de Vargas em resposta ao cerco norte-americano; em 1964, por um golpe de Estado que começou em Washington para derrubar o presidente João Goulart, sem dúvida o acontecimento mais estúpido e nocivo para a civilização brasileira. Vietnã sem sangue, o golpe de 1964 foi concebido e materializado para eliminar o verdadeiro adversário do imperialismo: Leonel Brizola. Que teve um exílio barra-pesada. Exílio de cão".

O livro está esgotado, por isso oferecemos aqui a versão em pdf. Esse é um importante momento para reler essa obra.

Acesse aqui

3 comentários:

  1. Boa, mestre. Além de destroçar alguns argumentos dos intelectualoides cosmopolitas anti-vargojangobrizolistas, alertou sobre sobre a videofascioevangelização em 2005 (durante a ilusão conciliatória petista) e demonstrou a incompatibilidade entre o nosso nacionalismo e o imperialismo. São muitas contribuições. Gostei especialmente do alerta sobre a trinca ideológica: "Jornal. Igreja. Universidade."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desmerecendo o debate e a crítica altamente necessária; mas hoje é moda falar de facismo e as consequências do petencostalismo.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir